segunda-feira, 22 de junho de 2009

Síntese

Deficiência Física



Definição: É o nome dado à característica dos problemas que ocorrem no cérebro ou no sistema locomotor, os quais levam a um mal funcionamento ou paralisia dos membros inferiores e/ou superiores.

Alguns tipos de deficiência: Lesão Cerebral; Miopatias; Lesões Nervosas Periféricas; Amputações; Distúrbios Posturais da Coluna; Reumatismos Inflamatórios da Coluna e das Articulações; Lesões por Esforços Repetitivos (L.E.R.); etc.

Fatores que podem causar as deficiências: Prematuridade; Desnutrição; Rubéola; Trauma de Parto; Aneurisma Cerebral; Tumor Cerebral; Acidentes de Trânsitos; Processos Infecciosos; Ferimento por Arma de Fogo; Exposição à Radiação; Uso de Drogas; Alterações Biomecânicas; Hemofilia;

Os ambientes nos quais vivem um deficiente físico devem ser mais acolhedores e não sempre parecerem uma inovação incomum.
Atualmente vemos rampas para cadeiras de rodas, corrimão no WC, superfícies não escorregadias e outras modificações ambientais que encorajam a independência.
Algumas escolas e instituições de ensino já contam com salas especiais para terapia ocupacional e física, as quais possuem materiais necessários usados nos tratamento de deficiências musculares e para o aperfeiçoamento da coordenação motora.
Vale ressaltar que os deficientes possuem Instituições ( APAE e no Paraná – ADFP) e leis que preservam os seus direitos.

Um comentário: