segunda-feira, 15 de junho de 2009

Resenha do fime: My Left Foot


Juliana Benevide Sereno.

O filme “Meu pé esquerdo” é uma adaptação real da autobiografia do escritor irlandês Christy Brown. Ele foi criado pela mãe, que tinha 22 filhos, mas apenas 13 sobreviveram. A primeira cena do filme é a história de Chirty, contada na biblioteca para Mary. O personagem central sofria de paralisia cerebral e deficiência física, e a única parte do corpo que conseguia controlar era o pé esquerdo. Christy Brown supera as barreiras físicas assim como também aprende sozinho a desenhar e a escrever.

A interação de Cristy com a família e os amigos era dinâmica, pois todos o tratavam como igual. Ele participava das brincadeiras de rua; sendo o goleiro, deitado, defendia a bola com a cabeça; também brincava de corridas com seu carrinho de corri-mão. Ainda com todos os problemas, a mãe de Cristy procurou ajuda e aceitou os favores da Dra. Eileen, especialista em paralisia cerebral. Cristy escreveu uma carta de amor à adolescente Mary, que o rejeitou por causa de suas deficiências físicas. Foi quando ele de deparou com amor platônico, tendo a chance de uma nova paixão pela professora Eileen, que também o rejeita.
O filme mostra a inclusão do personagem Cristy na convivêcia com amigos e família e a sua exclusão de relacionamentos amoros e por causa de preconceitos partindo das pessoas do bairro. O filme ajuda cada um reconhecer o potencial que traz consigo, refletindo para o que deseja.

O título Original é My Left Foot, direção Jum Sheridan com a participação do elenco: Daniel Day-Lewis, Cyril Cusack, Brenda Fricker, Alison Whelan, Kirsten Sheridan, Declan Croghan, Eanna MacLiam, Marie Conmee, Phelim Drew, Ruth McCabe, Fiona Shaw , O ano de produção é de 1.989, no país do Reino Unido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário