segunda-feira, 22 de junho de 2009

Resenha "O Óleo de Lorenzo"

A deficiência física é caracterizada por danos no cérebro ou no sistema locomotor que levam a mal funcionamento ou paralisia dos membros.
O filme “O óleo de Lorenzo” trata exatamente de um caso específico de diagnóstico de Adrenoleucodistrofia, uma doença genética rara, incluída no grupo das leucodistrofias (doença genética que tem como resultado final a destruição da bainha de mielina), e que afeta o cromossomo X, sendo uma herança ligada ao sexo de caráter recessivo transmitida por mulheres portadoras e que afeta fundamentalmente homens.
O menino Lorenzo, protagonista do filme, foi diagnosticado com esta doença repentinamente aos cinco anos de idade. Os médicos procurados pela família, afirmaram que o garoto teria apenas 2 anos mais de vida, e que seria isso, não teria mudança, sendo que não havia tratamentos eficazes.
Os pais de Lorenzo não se conformaram com a acomodação dos médicos e buscaram com suas próprias mãos um tratamento possível de retardar a deterioração do cérebro e o definhamento de seu filho. Desta forma, encontraram um tratamento a base de óleo que abriu horizontes nos estudos sobre esta doença.
Lorenzo foi diagnosticado com 5 anos em 1984, veio a falecer por problemas respiratórios em 2008 com 30 anos.
A luta dos pais de Lorenzo para achar uma cura para o filho e o tratamento destinado a ele pelos mesmos possuíam um objetivo, o de incluir Lorenzo, ou então o de não deixa-lo ser excluído.
As questões de inclusão visam adaptações e conscientizações a respeito das diferenças e necessidades alheias visando uma sociedade com oportunidades para todos. Lorenzo não possuía movimentos, mas entendia o mundo a seu redor. Seus pais adaptaram a casa e não o tratavam diferente apesar de sua deficiência, trabalhavam o desenvolvimento do menino e o envolviam nas atividades familiares, incluindo-o no meio de vivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário